A importância do layout operacional para otimização do fluxo de materiais

A importância do layout operacional para otimização do fluxo de materiais

Postado por Loger Logística
Categoria:

Você sabia que o layout operacional de um armazém ou almoxarifado impacta diretamente no fluxo de materiais e na capacidade de suas áreas?

Ele precisa ser dimensionado considerando as particularidades operacionais, como dimensões das cargas movimentadas, tipos e capacidades de equipamentos utilizados, sistemas de armazenagem, quantidade de pessoas e principalmente a demanda de materiais movimentados diariamente.

Ele pode ser subdividido em três grandes áreas, como Recebimento, Armazenagem e Expedição, pode ter seu fluxo em linha reta “I” ou em linha curvada “U”, dependendo da operação e da infraestrutura civil do prédio.

Cada equipamento de movimentação, como empilhadeiras retráteis, contrabalançadas, paleteiras elétricas e cada sistema de armazenagem, como porta-paletes convencional, drive in e blocados tem sua particularidade em relação ao espaço ocupado e corredor operacional sobre o equipamento.

É necessário ter cuidado na elaboração de um layout para garantir não somente a correta utilização dos equipamentos e a capacidade das áreas, mas também o fluxo adequado e necessário para o atendimento da demanda diária.

Escolha uma das opções abaixo: